Galeria
A zona de auto salvamento zas é a região a jusante de uma barragem (para acumulação de água para quaisquer usos ou de contenção de rejeitos) na qual não há tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentes no sentido de promover uma evacuação da população, caso ocorra algum tipo de acidente como o rompimento da estrutura de barramento. Nas áreas delimitadas como zona de auto salvamento zas, cabe ao empreendedor a responsabilidade por implantar um sistema de alerta e sinalização que permita a população residente se retirar da área de risco de forma autônoma.
A delimitação da zona de auto salvamento zas é feita de acordo com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), Lei nº 12.334/2010. Cabe às Agências reguladoras das barragens (Agência Nacional das Águas - ANA, Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, Agência Nacional de Mineração – ANM), a fiscalização e garantia da implantação da Lei. No caso das barragens sob a jurisdição da ANA, por meio da Resolução nº 236, de 30/01/2017, é estabelecido que a zona de auto salvamento zas deve corresponder a maior das distâncias entre 10 km ou a extensão equivalente ao tempo de chegada da onda de inundação igual a um tempo estimado de trinta minutos.
A estimativa de tempo, as condições de contorno, abrangência e possíveis efeitos da onda teórica de inundação a jusante que configuram a zona de auto salvamento zas, são avaliadas a partir dos estudos hidrológicos e estudo de rompimento (dam break), entre outras ferramentas de análise e prevenção de riscos.
O território de uma zona de auto salvamento zas é considerado “Área de Vulnerabilidade Ambiental” e compreende a população, as estruturas econômicas, sociais e ambientais situadas na zona de auto salvamento zas. Para que sejam desenvolvidas as estratégias de comunicação e o sistema de alerta para evacuação em massa, em caso de risco iminente, é necessário realizar um cadastramento do conjunto das economias localizadas na zona de auto salvamento zas e suas informações transformadas num banco de dados.