Galeria
Os projetos de eólicas offshore já são uma realidade no Brasil. Até 27 de abril de 2022, 55 projetos já estavam cadastrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitando o licenciamento de eólicas offshore. Com a crescente demanda de licenciamento de eólicas offshore no Ibama, foi publicado em 2020 o Termo de Referência Padrão para o licenciamento de eólicas offshore, o qual traz os critérios técnicos gerais que deverão fundamentar a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a fim de subsidiar o processo de licenciamento de eólicas offshore prévio no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Antes disso, em 2019, o Ibama havia publicado o Estudo sobre Avaliação de Impactos para complexos eólicos offshore, o qual subsidia as práticas de licenciamento de eólicas offshore pelo instituto. Também com o objetivo de organizar o licenciamento de eólicas offshore no Brasil, foi publicado o Decreto Federal nº 10.946/2022 que define que compete ao Ministério de Minas e Energia a cessão de uso e espaços físicos e o aproveitamento dos recursos naturais em águas interiores de domínio da União, no mar territorial, na zona econômica exclusiva e na plataforma continental para a geração de energia elétrica offshore.
Considerando a demanda crescente para o licenciamento de eólicas offshore, a Mineral Engenharia e Meio Ambiente se coloca como uma das empresas com maior experiência em licenciamento ambiental de empreendimentos offshore no Brasil, sendo responsável pela elaboração dos estudos ambientais de grandes empreendimentos como o Etapa 2 e o Etapa 3 do Pré-Sal, além de gasodutos marítimos para o escoamento de gás também das áreas do Pré-Sal.
Além da parte offshore, a Mineral Engenharia e Meio Ambiente tem expertise no licenciamento ambiental do trecho terrestre de empreendimentos de eólicas offshore, sendo responsável pela elaboração de diversos estudos ambientais para o licenciamento de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica. A Mineral Engenharia e Meio Ambiente agrega, portanto, experiência e conhecimento para conduzir os estudos ambientais para o licenciamento de eólicas offshore tanto da parte terrestre quanto da parte offshore. A Mineral Engenharia e Meio Ambiente atua com uma equipe técnica altamente qualificada, seriedade e ética.