Galeria
Uma empresa revegetação tem por objetivo elaborar projetos de recuperação da vegetação nativa em áreas degradadas, pastagens, áreas de preservação permanente desprovidas de vegetação nativa e também de executar o projeto de plantio.
A empresa revegetação deve considerar o bioma em que a área está situada, as normas exaradas pelas autoridades ambientais relativamente a requisitos do projeto, como número de espécies, adensamento do plantio e outras.
Existe muita pesquisa sendo desenvolvida e frequentemente novas técnicas são aprovasa e a empresa revegetação deve estar sempre atenta e atualizada, de modo a utilizar as técnicas mais interessantes para cada situação, considerando os custos e a efetividade das ações.
A empresa revegetação considera diversas variáveis na execução de projetos de revegetação, como regime pluviométrico, tipo de solo, topografia do terreno, entre outros.
Um custo importante que a empresa revegetação deve considerar é o da manutenção do plantio. Esse custo costuma ser maior do que a execução do plantio inicila , pois são necessários gastos com logística, mão de obra, reposição de mudas, remoção de vegetação exótica, coroamento e limpeza da área.
Algumas técnicas que a empresa revegetação pode considerar envolve técnicads de enriquecimento e indução de processos naturais de revegetação.
A empresa revegetação desenvolve atividades muito importantes para a sociedade pois contribui para a restauração de ecossistemas, retenção de carbono, recomposição de habitats e melhoria de condições de suporte para a fauna.
Atualmente tem sido considerado pela empresa revegetação a utilização de drones para vistoria sistemática das áreas plantadas.
Para suporte das atividades a empresa revegetação deve manter sempre atualizado um cadastro de viveiros e fornecedores de mudas nas diversas regiões onde atua.
A MINERAL Engenharia e Meio Ambiente já executou projetos de plantio de essências nativas em diversos locais e diferentes situações de terreno, com logística complexa, transporte de mudas em locais sem acesso à máquinas e implementos agrícolas , utilizando adubo orgânico e mudas já bem desenvolvidas, com maior adensamento, de maneira a garantir o sucesso do plantio e assim contrinuir para a melhoria das nossas áreas naturais, aumentando as possibilidades de suporte à vida selvagem, em todos os níveis tróficos, considerando espécies de diferentes grupos, como mamíferos, répteis e aves.