Galeria
O cadastramento de populações localizadas nas Zonas de Auto Salvamento é parte obrigatória do Plano de Emergência e uma ferramenta de auxílio a implantação do sistema de alerta para evacuação em massa e outras estratégias para orientar uma reação da população residente, de maneira autônoma, em caso de emergência decorrente de acidente ou ruptura da barragem.
Caracterização da População na Zona de Autossalvamento
O Cadastramento da população deverá consolidar um banco de dados com as informações básicas de todas as pessoas que residem na ZAS, além de dados gerais sobre a população flutuante. Ou seja, a população que frequenta lugares ou infraestruturas de forma temporária, em determinadas épocas (férias, finais de semana, transporte, festas, trabalho etc.).
Os objetivos do cadastramento de populações são:
- Identificar as ações necessárias para tornar o PAE mais eficiente;
- Obter dados da população para informá-la em caso de risco ou acidente;
- Estabelecer rotas de emergência considerando a existência de pessoas que possuem necessidades especiais para deslocamento.
O cadastramento de populações também contribui para a comunicação do risco, já que no processo de cadastramento, geralmente, a população da ZAS ainda não está apropriada das informações necessárias à compreensão dos fatores de risco e da vulnerabilidade das áreas de auto salvamento.
A realização do cadastramento de populações cumpre etapas de diálogo com o poder público local (Prefeituras e Defesas Civis), instituições e organizações comunitárias. O objetivo dos diálogos é informar e envolver os diversos sujeitos interessados na divulgação e realização do cadastro. Além disso, o cadastramento de populações deverá ser divulgado por meio dos veículos de comunicação local. A formação do banco de dados do cadastramento de populações se dá por meio de aplicativo com questionário a ser respondido pelo/a morador/a ou responsável pela estrutura.
Processo de Cadastramento de Populações na Zona de Autossalvamento
Assim, as etapas do cadastramento de populações podem ser definidas como sendo: mapeamento dos Stakeholders e dos meios de comunicação dos municípios que a ZAS alcança; elaboração de materiais informativos; elaboração de aplicativo e plataforma de armazenamento e gerenciamento de dados, formação e treinamento da equipe de Cadastradores/as e aplicação de questionário para formação do banco de dados. O cadastramento de populações contempla residências, indústrias, fábricas, comércios em geral, escolas, hospitais, igrejas, ou qualquer outro tipo de estrutura situada na Zona de auto salvamento.